O que é Consumismo?
As definições oficiais associam a
palavra consumismo ao ato de comprar, ressaltando a especialidade da
ausência de necessidade por parte do comprador em grande parte das
negociações. Isso quer dizer basicamente que a palavra consumismo, em
suma, significa o ato de comprar muitas coisas que, em sua maioria, não
são necessárias.
Consumismo é doença?
Quando o ato de comprar está vinculado
diretamente à ansiedade e à satisfação, podemos dizer que se trata de
uma compulsão. Em alguns casos, isso pode representar grandes perdas em
termos de relacionamento interpessoal e qualidade de vida. Para que seja
considerado doentio, o consumismo precisa representar uma parcela
significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que sua
saúde emocional, psicológica ou mesmo social e financeira estejam
abaladas. Nesses casos, a cisão entre necessidade e motivação da compra é
completa, ou seja, a pessoa definitivamente não precisa e, muitas
vezes, nem se dá conta do que está comprando.
Quais são as origens dessa tendência consumista?
A origem da tendência de compulsão pelo
ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. Após os
eventos da Revolução Industrial, os processos de produção e circulação
de bens foram agilizados. Com o avanço da produção, houve um grande
distanciamento das pessoas e do conhecimento em relação aos meios de
produção. Para entender como isso se deu, basta pensar o quanto você
conhece, por exemplo, dos processos de produção das coisas que você
compra. Você sabe como são fabricados os produtos de higiene,
alimentação, itens de decoração e outros? Conhece as formas de
distribuição, importação e exportação? É justamente esse desconhecimento
que historicamente foi denominado alienação. A alienação é a principal
dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da
necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.
Ainda discutindo a história da tendência
consumista, podemos destacar a vinculação da possibilidade de comprar
ao poder, já que, por muitos anos, o consumo era privilégio de classes
mais ricas. Com o desenvolvimento econômico, da produção e da
publicidade, as distâncias foram sendo diminuídas. O que se pode
perceber na atualidade é um nivelamento de desejos: crianças pobres e
ricas querem os mesmos brinquedos, adultos de classes sociais distintas
têm as mesmas vontades, reforçadas pelos modelos e padrões de vida
apresentados pela mídia, como os gostos e hábitos de celebridades.
Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm 02/09/2014
https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1600&bih=776&q=consumismo&oq=consumismo&gs_l=img.3..0i19l2.1128.3758.0.4638.10.9.0.1.1.1.279.1374.0j1j5.6.0....0...1ac.1.52.img..4.6.1138.MgTSpEgw1VM
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